MASCARADAS VINHAENSES - A CORRER O ENTRUDO PELA “MÃO” DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. AFONSO III - VINHAIS

I.G.

A abertura da escola à comunidade é já uma imagem de marca do Agrupamento de Escolas D. Afonso III – Vinhais. Desta vez, e em parceria com o jardim de infância da SCM de Vinhais, correu-se o Entrudo nas ruas principais da vila, na tarde da passada sexta feira, dia 21 de fevereiro.

Inspirando-se nas mascaradas vinhaenses (Dia dos diabos, Encamisada, Caretos de Ousilhão, Festa da Cabra e do Canhoto), as professoras de Educação Visual e de Educação Visual e Tecnológica do Agrupamento, com a ajuda dos alunos e dos encarregados de Educação, construíram as máscaras e os trajes que deram vida e cor a um enorme cortejo carnavalesco que encheu a rua principal da vila, desfilando desde o Centro Cultural até ao Arrabalde, terminando nos Frades, depois de dar a volta junto ao Centro de Saúde de Vinhais. Alunos, desde o jardim de Infância até ao 9º ano de escolaridade, e professores encarnaram, durante uma tarde, Diabos, Mortes, Máscaros, Caretos, Cabeçudos, Padres, e toda uma série de figuras típicas das festas alusivas às Mascaradas celebradas no concelho de Vinhais entre o dia 31 de outubro (Festa da Cabra e do Canhoto, em Cidões) e a Quarta-feira de Cinzas (Dia dos Diabos, em Vinhais).

Valorizar as traições populares que caraterizam e distinguem o concelho, fazendo com que as gerações mais jovens se empenhem na sua divulgação e manutenção, é também uma dimensão importante da formação escolar, contribuindo, desta forma, para a construção de uma identidade de matriz cultural.

A música dos gaiteiros de Zido e dos gaiteiros de Vinhais animou todo o cortejo e os espetadores que se encontravam ao longo das ruas a apreciar a festa. Não faltou alegria, cor e entusiasmo a todos os participantes, com o contributo de um lindo dia de sol de “primavera”.

 

Joomla Template by Joomla51.com