ROTEIRO EDUCATIVO

Programar e organizar visitas de estudo é uma forma de os professores proporcionarem aos seus alunos oportunidades diferentes que lhes permitem reforçar ou expandir as indicações constantes do seu currículo escolar, pois permitem que aprendam para além do que este recomenda. Ao contribuir para que os alunos alterem o seu contexto de aprendizagem e rotinas diárias, despertam interesse, motivação e curiosidade em descobrir mais sobre determinado tema em estudo. Proporcionam-lhe, igualmente, a experiência de novas aprendizagens e têm um impacto positivo no desenvolvimento de aprendizagens futuras, na medida que possibilitam que aprendam de forma divertida, propiciam aprendizagens facilmente recordadas, e promovem a aprendizagem ao longo da vida ao demonstrar – lhes que é possível aprender para além do contexto da sala de aula. Sendo assim, as visitas de estudo constituem-se como instrumentos com grandes potencialidades pedagógicas. Integrados em projetos de pesquisa e intervenção, são insubstituíveis na construção de um conhecimento aberto ao meio local, nacional e até internacional. Também pela sua componente lúdica, as visitas de estudo propiciam uma melhor relação aluno-professor ou aluno-aluno e devem ser entendidas como mais do que um simples passeio.

É desta forma que é entendida a visita de estudo realizada ao Porto, nos dias 11 e 12 de abril, com os alunos dos cursos Profissionais do Ensino Secundário e do 11º ano, com um roteiro próprio para cada uma das áreas de formação dos participantes. Assim, os alunos dos cursos profissionais, no dia 11, visitaram a casa da Música e a Casa da Árvore e, no dia 12, participaram num workshop, na Casa das Profissões, vocacionado para a procura de emprego; os alunos do ensino regular realizaram um passeio pelo Porto Monumental, no dia 11, com uma visita guiada à extraordinária igreja barroca de Santa Clara, visitaram o Museu Soares dos Reis, no dia 12, e participaram, no Museu de Serralves, no workshop “ENCONTROS NO MUSEU: ARTE CONTEMPORÂNEA E ARQUITETURA”. Esta atividade, que teve como ponto de partida a exposição "Álvaro Lapa: No tempo todo” (a mais abrangente retrospetiva da obra deste artista autodidata e escritor (Évora, 1939 — Porto, 2006)), proporcionou um exercício sobre a arte contemporânea e sobre a arquitetura do próprio museu, associando ao exercício do diálogo a partilha e a exposição teórica de saberes em torno do artista, da sua obra, dos valores estéticos e juízo de gosto, razão e sensibilidade e as relações entre imagem e texto (o verbal e o visual).

De regresso a casa, era visível a satisfação de todos os participantes, com a certeza de que todos terão consciência de que esta visita serviu para desenvolver a capacidade de observação, espírito crítico análise e comunicação dos alunos.

 

 

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