CELEBRAR A EUROPA

No âmbito do programa educativo "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", um programa transfronteiriço impulsionado, em simultâneo, pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu, sitos em todos os Estados-membros, e cujo objetivo é facultar aos alunos do ensino secundário regular e profissional conhecimentos para uma maior consciencialização dos jovens no tocante à cidadania europeia, realizou-se na nossa escola mais uma atividade, desta vez com a presença da Dr.ª Alice Cunha, coordenadora do programa, e do Dr. José Martins, representante do Parlamento Europeu.

O programa teve início com os alunos de 6º ano a tocarem o hino da Europa, dando as boas vindas aos convidados, presentes no polivalente. De seguida teve lugar uma palestra na biblioteca, proferida pelo eurodeputado Miguel Viegas, para uma plateia entusiasmada de alunos, professores e assistentes operacionais da escola, encerrada com a apresentação do trabalho defendido por esta escola no projeto Euroscola e que vai a Lisboa defender o distrito de Bragança. Seguidamente, os embaixadores juniores e séniores do projeto, bem como alguns convidados, deslocaram-se ao salão polivalente, a fim de poderem apreciar cada uma das mesas representativas dos países da União Europeia, todas elas decoradas com objetos característicos do país em questão e com informação pertinente sobre hábitos, cultura, turismo, gastronomia, entre outros aspetos.

Esta atividade revestiu-se de um grande interesse para toda a comunidade educativa, uma vez que todos os países membros da União Europeia estiveram representados, podendo, quer os participantes (alunos e professores que levaram a cabo a pesquisa e a recolha de informação sobre os diferentes aspetos caraterizadores dos países representados) quer os visitantes/convidados observar desde imagens a objetos icónicos dos 28 países da EU e também degustar as iguarias típicas desses mesmos países, percorrendo as diferentes bancadas, representativas de cada um. A título de exemplo, todos puderam deliciar-se com a típicas “moules” com batata frita, ainda bem quentinhas, os tradicionais wafels com chocolate, morangos ou mel e as caraterísticas bolachas “belgas”, na Bélgica, o chucrute, tão caraterístico da Alemanha, as empanadas espanholas, os crepes franceses, uma sopa fantástica da Áustria, os cuscos de Vinhais ou os deliciosos pastéis de bacalhau portugueses. A festa terminou com o Bolo da Europa.

 

Sem sombra de dúvida de que todos os envolvidos terminaram este dia mais informados sobre a importância quer deste tipo de projetos quer sobre as instituições da EU, nomeadamente o Parlamento Europeu.

 

 

 

 

 

 

 

 

Joomla Template by Joomla51.com