UMA FESTA DE “MIL DIABOS!”

Agrupamento de Escolas constrói, mais uma vez, a emblemática figura da “Morte”

No passado sábado passado, dia 17 de fevereiro, realizou-se mais uma festa de Mil Diabos, na vila de Vinhais, promovida pela Câmara Municipal. As ruas da vila encheram-se de luz, cor e som, para festejar um ritual único, ancestral e genuíno, através de um cortejo que percorreu toda a rua principal desta terra.

O ritual teve início com uma missa de Imposição de Cinzas, na Igreja do Seminário de Vinhais, às 18.00h, seguida do cortejo “Mil Diabos!”. Uma Morte Gigante, construída pelas professoras de EV e pelos alunos da Escola Básica e Secundária D. Afonso III, segue na cauda da procissão, até à Pedra, local onde as raparigas que vão sendo capturadas pelos Diabos e encerradas num carro de bois, ao longo do percurso, são julgadas e purificadas.

A companhia de teatro Filandorra também foi parceira neste evento, através da representação de vários “quadros” que pretendiam destacar as relações entre o Diabo e as ações do Homem, intensificadas pelo espetáculo dos cuspidores de fogo.

O espetáculo termina com as raparigas capturadas a beijarem a Morte, cujo símbolo gigante é depois consumido pelas chamas, cumprindo-se o objetivo deste ritual e reforçando a ideia de que “Quem pró rosto da morte olhar, por mais um ano a irá afastar!”.

A festa prosseguiu numa grande tenda com tasquinhas e animação musical, assegurada pelos Gaiteiros de Vinhais, os Virandeira e o DJ OLO.

 

Joomla Template by Joomla51.com