Conferência “O papel dos pais/encarregados de educação no sucesso escolar dos alunos"

 

O Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais organizou, no dia 13 de maio, no auditório do Centro Cultural de Vinhais, uma conferência subordinada ao tema: “ O papel dos pais/encarregados de educação no sucesso escolar dos alunos.” Esta iniciativa insere-se no Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) e contou com as presenças, da professora Ariana Cosme docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto; Rosa Novo professora da Escola Superior de Educação de Bragança; Jorge Ascensão Presidente do Conselho Executivo da Confederação Nacional das Federações e Associações Pais e Encarregados de Educação (CONFAP) e José Alberto Fateixa membro da equipa de missão que acompanha a implementação do PNPSE.

As intervenções feitas pelos quatro conferencistas, que no final se dispuseram para uma sessão de perguntas e respostas da plateia, versaram temas com muita pertinência e atualidade. Ariana Cosme direcionou a sua comunicação para “A construção de um projeto educativo adaptado às exigências e aos desafios das sociedades contemporâneas que espera da escola um projeto mais inclusivo e democrático que obriga a que nas escolas sejamos capazes de gerir de forma flexível e diferenciada o currículo, a responder às necessidades e exigências educativas específicas dos alunos ou a avaliar de forma a tomar decisões fundamentadas, tendo em conta os percursos escolares que cada criança foi percorrendo.”. O papel das famílias não foi também esquecido, referindo a este propósito “Da educação nas famílias espera-se que resulte um projeto afetivo, em que elas se possam sentir seguras e amadas mas, igualmente, exigente e desafiante potencializando o desenvolvimento máximo das suas capacidades e possibilidades.”

Rosa Novo lançou o desafio de todos refletirem sobre “O papel dos pais para a escola ou com a escola?”, pondo a tónica no “debate acerca da relação Escola e Família que se inscreve nas diversas esferas científicas em contexto nacional e internacional. Neste contexto tem vindo a ser reconhecido a convicção generalizada da necessidade de uma relação de cooperação no sentido do cumprimento da missão que à escola e família é indubitavelmente comum: o sucesso na formação escolar e no desenvolvimento e autonomização das crianças e jovens. Acresce, ainda, dizer que a educação escolar é uma necessidade e uma exigência à qual não é possível nem desejável escapar.”

Jorge Ascensão abordou “A responsabilidade parental na perspetiva tutelar da família. O movimento Associativo parental. A legitimidade parental e o dever de participação cívica no sistema educativo escolar.”

Finalmente, José Alberto Fateixa falou sobre “A Missão da Escola e a Escola Para Todos. O Insucesso Escolar - um problema da escola em Portugal. Que soluções e que estratégias. Uma nova Organização Pedagógica da Escola. A escola eficaz e a focagem na sala de aula.”

A opinião generalizada do público presente, pais e docentes do agrupamento, foi de agrado principalmente na qualidade das intervenções apresentadas. Uma iniciativa que terá a sua continuação no próximo ano.

O Professor Amândio Rodrigues

 

Joomla Template by Joomla51.com