GNR promove ação de esclarecimento sobre Captação de Imagens

  • Clube de Jornalismo/alunos do 8º B

Nos dias 13 e 14 de janeiro, elementos da Escola Segura da GNR dirigiram-se à escola sede para promover junto dos alunos uma ação de esclarecimento sobre a Captação e Divulgação de Imagens, no âmbito do Plano da Ação da Saúde Escolar.

Várias foram as turmas que participaram e estes são alguns dos comentários dos alunos do 8º B que participaram nesta ação.

“Este assunto é delicado e devemo-nos prevenir, porque hoje aconteceu a um qualquer e amanhã pode-nos acontecer a nós.” (Ricardo Fernandes)

“No meu ponto de vista, o tema escolhido pelas autoridades foi ótimo, porque ao estarmos a colocar imagens na internet, essas nunca mais vão ser nossas, vão ser de todo o mundo e, por isso, foi um tema de que gostei, sobre o qual fiquei bem esclarecido e informado” (Rodrigo Gonçalves)

“Quarta-feira, dia 13 de janeiro, por volta das 10h30, houve uma apresentação da GNR, os do projeto escola segura, para nos alertar dos perigos da internet, o que foi bom para toda a gente ficar mais atento. (Mariana Pires)

“Eu achei que foi uma atividade diferente, porque consegui aprender que não devemos ter tanta confiança nas pessoas mais próximas, como em namorados e ex-namorados. Para nos explicarem melhor as situações, mostraram-nos um vídeo com situações reais. Eu, no início, não acreditava, pensava que ninguém conseguia fazer aquilo. Aconteceu um caso em que o namorado filmou e gravou a namorada, mas eles depois acabaram, ele para se “vingar”, publicou aquilo nas redes sociais.” (Tatiana Silva)

“No dia 13 de janeiro fomos a uma atividade da GNR sobre a segurança na internet e da captação de imagens. Na minha opinião, a atividade foi muito interessante, para conhecer os cuidados que devemos ter, porque se postarmos uma fotografia, por exemplo, no Facebook estamos a publicar para o mundo inteiro e se tirarmos uma fotografia a um amigo e publicarmos sem ele saber podemos até ter pena de prisão. (Ricardo Gonçalves)

“Assim, concluo, avisando que não só não devemos publicar fotos ou dados pessoais, por exemplo no Facebook, como também noutras redes sociais WhatsApp, Instagram, Twitter, como também é ilegal a captação de imagens sem a autorização do encarregado de educação.” (Pedro Barreira)

“Na minha opinião, a GNR devia fazer mais palestras destas, porque eu desconhecia o facto de termos de pagar multas, ou mesmo apanhar um ano de prisão por publicações que fazemos nas redes sociais, de certeza que outras pessoas também o desconhecem.” (Cíntia Ferreira)

“Na minha opinião, a segurança na internet é muito importante, tal como a proibição de captura e divulgação de imagens sem autorização do próprio. Quanto à questão da captura e divulgação de imagens sem autorização, foi-nos dito que é um crime, podendo até ter pena de prisão. Foram-nos também mostradas consequências de fotografias publicadas nas redes sociais como montagens, Photoshop…. Levam muita gente ao suicídio, à depressão, ao isolamento. Também fiquei surpreendida com o facto de os menores de idade terem de pedir permissão aos pais ou responsáveis por eles para tirarem fotografias.” (Soraia Fernandes)

“Eu acho que esta “aula” foi muito importante, pois ensinou-nos a ter cuidados e o que nos pode acontecer nas redes sociais. Houve e existem vários casos em que as raparigas mandavam fotos “provocadoras” aos namorados e que, quando o namoro terminava, essas fotos eram publicadas”. (Mariana Dias)

Joomla Template by Joomla51.com