Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

  • Isabel Borges

 No dia 3 de dezembro assinalou-se o dia Internacional da Pessoa com Deficiência no polivalente da Escola-sede do Agrupamento de Escolas de Vinhais. Para assinalar esta data e com o objetivo de sensibilizar e envolver a comunidade educativa, o departamento de Educação Especial convidou os utentes que frequentam o C.A.O. da A.P. A.D.I de Bragança, para, em conjunto, refletir sobre a expressão “Se tu fosses eu?”.

As atividades tiveram início com a recepção dos nossos alunos que, no âmbito da Educação Musical, prepararam uma forma alegre de os saudar.

De seguida, foi apresentado um pequeno filme com as atividades desenvolvidas pela Associação em que se apelava ao respeito, ao direito à diferença e às capacidades da Pessoa com Deficiência. Uma dramatização dos utentes da APADI, intitulada O Tesouro de Sogima (amigos lido ao contrário), apelou para a não discriminação daqueles que, por diferentes circunstâncias, são ou ficaram diferentes. No final da peça, cantaram-se algumas canções populares, abrilhantadas pelos movimentos dos cachecóis coloridos da assistência e construiu-se um laço solidário com materiais lúdicos pedagógicos que foram oferecidos aos utentes da Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual.

É de destacar a participação da comunidade escolar que contou com a visita dos alunos de Primeiro CEB que, não ficando atrás dos seus colegas mais velhos, participaram de igual forma entusiástica.

Joomla Template by Joomla51.com