Alunos visitam exposição de pintura de Balbina Mendes

  • Cátia Tristão e Wembi Pan

Integrada na 1ª Bienal Internacional da Máscara, a pintora transmontana Balbina Mendes volta a mostrar algumas das suas obras alusivas a este tema no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, com a exposição “Máscaras, Mitos  e Ritos”  .

Dirigindo-se ainda aos estudantes, a pintora falou da importância desta exposição em Vinhais para mostrar aos alunos e a todos os membros da comunidade, que devem sentir orgulho das tradições da sua região, a região transmontana, e, por isso mesmo, acarinha-las e preservá-las.No passado dia 31 de Outubro, vários alunos da escola marcaram presença nesta exposição, que contou com a participação da própria pintora. Numa agradável conversa com os alunos, Balbina Mendes falou da sua carreira profissional, explicou a sua obra e a sua ligação ao tema das máscaras e esclareceu as dúvidas apresentadas por alguns alunos. Explicou também algumas das técnicas utilizadas nos seus quadros, falou dos locais onde já expôs e confidenciou algumas curiosidades sobre o seu percurso como artista plástica.

Questionada sobre o tempo que leva a pintar um quadro, Balbina Mendes respondeu que, normalmente, gosta de pintar ao pôr do sol e que quando começa a pintar se esquece do tempo, chegando a pintar várias horas seguidas. Pinta, normalmente, seis horas por dia. Quanto aos seus quadros preferidos, diz que gosta de todos, embora esteja ainda à espera de pintar o quadro que a deslumbre.  

A exposição estará em exibição no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais até janeiro de 2015.

Joomla Template by Joomla51.com