Dia Europeu das Línguas 

  • I. Gonçalves

No passado dia 26 de setembro celebrou-se o Dia Europeu das Línguas, tendo a escola assinalado a efeméride com atividades diversificadas nas salas de aula, com os diferentes anos e turmas, e com uma faixa alusiva ao dia, com poemas e expressões idiomáticas escritos em várias línguas. Com estas atividades pretendeu-se celebrar a diversidade linguística na Europa e promover a aprendizagem de línguas.

Por iniciativa do Conselho da Europa, sedeado em Estrasburgo, o Dia Europeu das Línguas tem vindo a ser celebrado, todos os anos, neste dia, desde 2001.

Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são:

- Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;

- Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;

- Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e for a da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.

 

Alunos do Agrupamento de Vinhais visitam o “Vaivém Oceanário”

  • Clube de jornalismo

Durante a primeira semana do início do período, os alunos do agrupamento de Vinhais, acompanhados pelos professores, visitaram o Vaivém Oceanário de Lisboa instalado na Praça do Município em Vinhais.

Este projeto promovido pelo oceanário de Lisboa teve como objetivo divulgar a sua missão ligada à exploração e conservação dos oceanos, oferecendo aos alunos uma experiência educativa única, subordinada ao tema “Portugal é mar”.

As atividades propostas foram várias e incidiram, sobretudo, numa viagem até ao oceano, promovendo o conhecimento do mesmo e das espécies que o habitam. Outro dos objetivos desta viagem centrou-se na sensibilização dos alunos para a conservação deste património natural.

A par destas atividades, este projeto visou informar os participantes sobre a nova proposta de extensão da plataforma continental, que consiste no alargamento da área do domínio marítimo português. 

Melhores alunos do Agrupamento de Escolas de Vinhais distinguidos com prémio de mérito

  • Clube de jornalismo

No dia 18 de setembro, familiares, amigos e professores assistiram, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, à entrega dos prémios de mérito atribuídos pela Câmara Municipal aos alunos que conseguiram os melhores resultados no ano letivo 2014 / 2015.

A cerimónia teve início com a entrega dos diplomas aos dezoito alunos que concluíram o ensino secundário, tendo subido ao palco para os felicitar o diretor do agrupamento de escolas, professor Rui Correia, o presidente do Conselho Geral, professor José Fonseca e o senhor presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira.

De seguida, foram entregues os prémios de mérito atribuídos pela Câmara Municipal aos alunos que conseguiram a melhor média, desde o 4º ano até ao 12º ano de escolaridade. O presidente da Câmara entregou aos 14 alunos o prémio correspondente.

Por último, o presidente Américo Pereira anunciou o prémio de mérito escolar “Dr. Álvaro Leite”, chamando ao palco a aluna Ana Teresa Magalhães. Este prémio pretende distinguir o mérito escolar dos alunos que realizam o seu percurso escolar no Agrupamento de escolas de Vinhais e que tenham conseguido entrar para o curso de medicina.

A entreter o auditório ao longo da cerimónia, esteve presente a Escola Municipal de Música que animou a assistência com vários momentos musicais.

 

 

Visita do Ministro da Educação à nossa Escola

  • Rui Correia

No dia 17 de agosto, pelas 9h e 30 m, recebemos, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas, o Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência, Doutor Nuno Crato.

Para além da comitiva oficial que acompanhou o Sr. Ministro, fizeram-nos também companhia nesta visita às instalações o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, bem como os senhores vereadores e os deputados Adão Silva e Maria José Moreno, entre outras entidades políticas.

Foi uma visita rápida, mas que permitiu fazer passagem pelas zonas mais preocupantes, a saber: cozinha, ginásio e bloco de aulas.Durante a visita às instalações, o Exmo. Sr. Ministro pode inteirar-se, no terreno, das condições em que os vários edifícios se encontram.

A visita terminou numa cerimónia que decorreu no Salão de Atos da Câmara Municipal de Vinhais, onde discursaram o Sr. Presidente da Câmara, Sr. Américo Pereira, e o Sr. Ministro.

Nas breves palavras proferidas pelo Sr. Presidente da Autarquia, este informou que a ideia do executivo camarário era a da construção de uma escola nova, num espaço privilegiado, e que albergasse os alunos desde o 1º ao 12º ano. O Sr. Ministro seguiu a mesma linha de pensamento do Presidente, salvaguardando a questão de ainda estarem em estudo os custos da obra, em comparação com os custos da requalificação do atual edifício.

Este estudo de pormenor baseia-se no indicado de que os custos entre a requalificação e a construção seriam idênticos.

Ficam desta visita a promessa de as obras iniciarem o mais brevemente possível, de acordo com a legislação, e a garantia de 85% dos custos serem da responsabilidade da União Europeia.

 

 Jorge Ventura Manuel vence Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura na Categoria de 3º Ciclo do Ensino Básico

  • Clube de Jornalismo

Na passada sexta feira, dia vinte e quatro de abril, decorreu, em Carrazeda de Ansiães, a 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com as Bibliotecas Escolares. O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. O 3º Ciclo do Ensino Básico da nossa escola foi representado pelo aluno Jorge Ventura Manuel, do 8º ano, que venceu todas as provas e, por isso irá representar a escola na final nacional, nesta categoria, no final do mês de junho. A representar o Ensino Secundário estiveram os alunos José Pedro Alves e Sara Madureira, do 10º ano, que deram, também, o seu melhor na representação da escola.

A prova desenrolou-se em duas etapas, uma prova escrita e uma prova oral, tendo os alunos que responder a questões sobres as obras lidas no âmbito desta segunda fase do CNL. O Jorge foi um ótimo concorrente, acertando em todas as questões que lhe foram colocadas, e prestando uma prova de leitura e outra de argumentação de elevada qualidade. Foi, sem dúvida, um justo vencedor.

Como a literatura pode ajudar a preservar o meio ambiente

  • Rodrigo Gonçalves

O livro do escritor chileno Luís Sepúlveda, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, para além de ser uma terna história de amor e de amizade entre um gato e uma jovem gaivota, é também uma história que alerta para a problemática da poluição do meio ambiente.

Na minha opinião é importante os escritores abordarem esta problemática, bem como a destruição dos habitats naturais, na medida em que as suas obras podem contribuir para um alerta e sensibilização na preservação dos mesmos.

Toda a poluição é prejudicial aos seres vivos na terra. A título de exemplo podemos destacar a poluição da água que tanto mal faz aos peixes que na maior parte das vezes os leva à morte. A principal causa da poluição das águas é o lançamento de lixos e esgotos nos rios, mares e lagos, transmitindo doenças infecciosas e contagiosas e causando a intoxicação e a morte dos seres vivos que ali vivem.

Em relação à destruição dos habitats naturais, estes têm origem na ação directa do homem ou em forças da natureza; como exemplo podemos referir as queimadas e os incêndios que destroem a componente biológica dos habitats e originam fenómenos erosivos.

A palavra poluição significa contaminação e/ou degradação do meio ambiente, prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos mas com consequências graves para a vida na terra. Por isso, é importante que o homem pare e pense no futuro que quer dar ao meio ambiente, que é de todos nós e que devemos cuidar e preservar para o bem-estar de todos.

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