CONTINUANDO A CELEBRAR A EUROPA

Unidos na Diversidade” é o lema da União Europeia. Foi dessa dimensão humanista e fraterna que nos veio falar o eurodeputado José Manuel Fernandes, no passado dia 12 de maio, no espaço da BE, mais uma vez, no âmbito do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.

Num tom bastante coloquial e até familiar, José Manuel Fernandes, através das várias perguntas que ia fazendo aos alunos, no sentido de despertar neles a curiosidade pelas questões da EU, explicou os vários porquês da importância de se fazer parte da União Europeia: é a maior economia do mundo; é um modelo a seguir em termos de solidariedade e em termos do melhor modelo do Estado Social; a ausência de fronteiras permite a livre circulação de bens e serviços; a moeda única valoriza a economia dos países aderentes; o seu posicionamento estratégico face aos restantes países do mundo; o que são apoios comunitários e como funcionam, entre outros aspetos igualmente importantes.

As respostas às perguntas colocadas pelo público presente foram igualmente esclarecedoras: desde a questão do Brexit às políticas de apoio aos países africanos, ou à preocupações de ordem ambiental e de sustentabilidade do planeta, tudo foi devidamente esclarecido. A participação dos alunos, no seu querer saber, foi bastante elucidativa sobre a atenção com que seguiram todas as explicações do eurodeputado.

 

Joomla Template by Joomla51.com