AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. AFONSO III, VINHAIS RECEBE VISITA DO EURODEPUTADO ANTÓNIO MARINHO E PINTO

No âmbito do Programa pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, a visita do eurodeputado Marinho e Pinto constituiu-se como mais uma das atividades em curso no Agrupamento, no sentido de promover a consciencialização para a Europa / União Europeia e para a democracia parlamentar europeia entre os jovens, proporcionando-lhes um conhecimento ativo sobre a União Europeia em geral e o Parlamento Europeu em particular.

Esta palestra do eurodeputado pretendeu contribuir para uma maior consciencialização dos alunos do ensino secundário regular e profissional no tocante à cidadania europeia, aos valores humanistas da União Europeia e ao papel que a EU desempenha no nosso quotidiano, bem como sobre o poder de decisão democrático do Parlamento Europeu. Com esta palestra, ficou também claro que os políticos, através do diálogo e de um contacto de proximidade com os jovens, podem promover a Cidadania, que se traduz numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade, que tem como referência os Direitos Humanos, nomeadamente os valores da Igualdade, da Democracia e da Justiça Social, promotores da Paz entre todos os cidadão, valores caros à União Europeia.

Com um auditório numeroso e atento, o encontro teve início com uma breve apresentação do eurodeputado Marinho e Pinto, por parte do Diretor do Agrupamento, que lhe deu as boas vindas e agradeceu a sua presença na escola. Tomando a palavra, Marinho e Pinto começou por explicar o facto de ter aceite o convite que lhe foi endereçado pela escola, afirmando que a sua preocupação, enquanto eurodeputado, e no âmbito deste projeto, é apoiar escolas marcadas pela interioridade, distantes de todos os centro de decisão e com difícil acesso a bens e equipamentos culturais ou outros. Conhecido pelas suas intervenções polémicas enquanto personalidade pública e política, não se escusou a explicar o que quis dizer quando afirmou que o Parlamento Europeu era apenas uma figura decorativa da União Europeia. Com o decorrer da sua exposição, uma espécie de “aula livre” sobre a União Europeia e os seus valores, desde o início da sua construção, em 1950, até à atualidade e projeção no futuro – o Brexit não podia deixar de ser abordado -, ficou clara a importância das suas instituições e dos valores que defende, sobretudo os de Solidariedade e de Bem estar Social, ao ponto de os países que a constituem serem tomados como referência mundial no que diz respeito ao acesso a bens essenciais como sejam a educação e a saúde, e o direito à reforma.

No final da sua intervenção respondeu com clareza e simpatia às questões que lhe foram colocadas pelos alunos. Percebeu-se que muito gostaria ainda de dizer Marinho Pinto, mas, por razões de agenda, não foi possível prolongar o debate. Deixou, no entanto, uma mensagem fundamental: para se ultrapassarem os desafios da sociedade competitiva do futuro, é fundamental o papel da educação e da Escola, e o conhecimento será a melhor ferramenta para se estar preparado. Por isso, “estudar, estudar, trabalhar, trabalhar!”

 

Joomla Template by Joomla51.com