Saúde escolar

Foram várias as atividades desenvolvidas, no âmbito da saúde escolar, ao longo deste primeiro período.

Dia 16 de outubro- dia mundial da alimentação – os alunos construíram pirâmides alimentares, nos vários níveis de ensino, 1º ciclo, 2º ciclo e PIEF. Nesse mesmo dia, conjuntamente com a biblioteca escolar e a professora bibliotecária Madalena Rodrigues, na Eb1 de Vinhais, foram feitas atividades de leitura interativas focando o tema “Uma alimentação saudável e equilibrada”.

Dia 13 de Novembro, houve um rastreio de glicémia para professores e funcionários da escola, com a colaboração da enfermeira da saúde escolar.

Dia 4 de dezembro comemorou-se o dia mundial de luta contra a Sida, tendo sido feita uma banca de distribuição de material informativo referente ao vírus HIV/Sida e medidas de prevenção, com distribuição de preservativos. Além disso, os alunos e restante comunidade escolar tiveram a oportunidade de deixar mensagens/ informações referentes aos meios de transmissão da doença, aos comportamentos a adotar e também desmitificar ideias pré-concebidas erróneas sobre a forma de contágio. Deu-se particular ênfase à necessidade de entender que os afetos ajudam a não haver discriminação dos doentes ou portadores do vírus. No intervalo da manhã, no átrio do bloco de aulas da escola sede, foi construído um laço humano tendo como intervenientes alunos da escola, nomeadamente das turmas 5º A e do 9º B, tendo colaborado positivamente com a coordenadora da saúde escolar a monitora da turma PIEF, Susana Cunha, bem como o aluno Francisco Peixoto. Nesse mesmo dia a coordenadora da saúde escolar, Ângela Gama, e a enfermeira Ana Paula Beato promoveram a participação dos alunos das turmas do 12º C, do 10º c e do 10º B no jogo do risco, para debaterem ideias sobre os riscos presentes ou ausentes nas atividades do nosso dia a dia referentes ao contágio com HIV.

Ângela Gama Silva

 

Joomla Template by Joomla51.com